Março chegou com um importante alerta à saúde da mulher, uma vez que esse é o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, doença que afeta a fertilidade e o sexo de 176 milhões mulheres no mundo e de 6,5 milhões no Brasil.

Endometriose é quando o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. É uma doença comum, porém ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser diagnosticada, podendo ser confirmada até oito meses após o aparecimento dos primeiros sintomas. Em muitos casos só é possível ter um diagnóstico preciso por meio da videolaparoscopia, que permite observar os focos e classificar o grau da endometriose em leve, moderada ou grave.

SINTOMAS

A endometriose pode ser assintomática, porém os sinais mais evidentes são dores muitas vezes incapacitantes, como cólicas fortes e progressivas, dores durante a relação sexual, desconforto ao evacuar e urinar e até mesmo dores na região lombar e nas coxas. Em alguns casos, a falta de tratamento pode levar a problemas mais graves, como obstrução intestinal e a perda das funções renais, caso a bexiga e os ureteres sejam prejudicados. Outro sintoma característico da endometriose é a infertilidade feminina. ivermectin 5 mg pour on Muitas mulheres, apesar de não apresentarem dores e cólicas, têm dificuldade para engravidar por conta do crescimento anormal do endométrio

TRATAMENTO

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos.

Mulheres mais jovens podem valer-se de medicamentos que suspendem a menstruação: a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. O inconveniente é que estes últimos podem provocar efeitos colaterais adversos.

Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento. barato scabo

RECOMENDAÇÕES PARA LIDAR COM A DOENÇA

  • Dores fortes no período menstrual não são comuns. É fundamental que a mulher procure o médico, no caso um ginecologista, após o surgimento dos sintomas da doença
  • Faça os exames solicitados pelo ginecologista para o diagnóstico, A endometriose é uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida;
  • Inicie o tratamento adequado ao seu caso tão logo tenha sido feito o diagnóstico da doença;
  • ATENÇÃO:  a endometriose está entre as possíveis causas da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.

DÚVIDAS FREQUENTES

Endometriose dói?

Sim. O endométrio, mesmo fora útero, continua sendo estimulado mensalmente pela ação dos hormônios do ciclo menstrual. E isso provoca uma reação inflamatória, o que causa dor quando a mulher menstrua.

Endometriose causa infertilidade? over the counter ivermectin

Ela é a principal causa de infertilidade feminina. Quando o endométrio começa a crescer em locais como tubas e ovário, há inflamação e um processo espontâneo de cicatrização, o que acaba gerando mudanças anatômicas que impedem o pleno funcionamento das tubas, responsáveis pelos primeiros acontecimentos da fecundação. Além disso, as células inflamatórias podem afetar a qualidade do óvulo e do espermatozoide.

Informe-se e previna-se!

Fontes:

 www.unimed.coop.br

drauziovarella.uol.com.br