A tuberculose é uma patologia contagiosa e infecciosa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um terço dos seres humanos no mundo estão infectados pelo Mycobacterium tuberculosi (MTB), que é o patógeno que causa a tuberculose. Os indivíduos com a infecção latente da tuberculose (ILTB) não mostram sintomas e não transmitem a doença, mas estão sujeitos a desenvolver a forma ativa e contagiosa da doença, que é potencialmente fatal.
A boa notícia é que a tuberculose é evitável e curável. Se a infeção por tuberculose for detectada precocemente, o seu médico poderá fornecer-lhe um tratamento preventivo eficaz. Se a tuberculose for ativa, é necessário um tratamento com múltiplos medicamentos durante um mínimo de seis meses que normalmente curará a doença e levará a uma recuperação total.
O teste QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT-Plus) é o teste com maior precisão da resposta imunológica mediada por células à infecção por tuberculose disponível no mercado, permitindo uma avaliação mais precisa.
Poderá ser testado com o QFT-Plus se estiver em risco acrescido de infeção por tuberculose ou de progressão da doença. Os fatores de risco mais comuns incluem:
• Contacto prolongado com alguém que tem a doença da tuberculose ativa
• Proveniência ou exposição prolongada num país onde a tuberculose é comum
• Viver ou trabalhar num ambiente de concentração de alto risco
• Trabalhar num contexto de cuidados de saúde em que os doentes correm um risco acrescido de tuberculose
As principais vantagens em relação aos demais testes:
– Conveniência de uma única coleta, sem a necessidade de o paciente retornar ao laboratório para a definição do resultado,
– Elimina a ocorrência de falso-positivos pela vacina BCG,
– O teste raramente apresenta reação cruzada por infecções por outras espécies de microbactérias, resultados quantitativos e precisão inigualável.
– A taxa de resultados falsos-positivos produzida pelo QFT-Plus é consideravelmente menor do que o teste de tuberculina, o que implica em menor necessidade de acompanhamentos e tratamentos desnecessários.
– Proporciona o diagnóstico mais preciso do mercado para tuberculose latente, resultando em menos de 2% de casos indeterminados em estudos de coorte de alto e baixo risco.
– A Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda a realização do QFT-Plus para diagnóstico da infecção latente por MTB, em pacientes com artrite reumatóide candidatos à terapia com agentes biológicos, na falta do teste tuberculínico.
– Resultados quantitativos e precisão inigualável
Mas atenção, resultados falsos negativos podem ser observados em pacientes com infecção pelo M. tuberculosis e idade avançada (> 65 anos), linfopenia, câncer e doença disseminada.
O QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT-Plus) é um auxiliar de diagnóstico in vitro para detecção de infecção por Mycobacterium tuberculosis (incluindo doença) e deve ser utilizado em conjunto com a avaliação do risco, radiografia e outras avaliações médicas e de diagnóstico. Os resultados do QFT-Plus isoladamente não podem distinguir a doença de tuberculose ativa da infecção latente.
Fique atento aos sinais como tosse persistente com sangue ou secreção, febre e suores noturnos. Na dúvida, consulte o médico, e conte sempre com o TECNOLAB.
Fonte: Qiagen
#tuberculose #Quantiferon