A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida contribuindo para a segurança alimentar de toda a família, além de proporcionar diversos benefícios para a criança, como a redução no risco de alergias, hipertensão, colesterol alto, obesidade, diabetes, diarreia, infecções respiratórias e mortalidade infantil.

O leite materno contém nutrientes essenciais para um melhor crescimento e desenvolvimento da criança. Além de promover melhor desenvolvimento da cavidade bucal, preparando para a mastigação e fala.

Para a mulher, os benefícios incluem melhor recuperação no pós-parto, redução nos riscos de desenvolvimento de doenças e de câncer, além de fortalecimento do vínculo com os filhos.

A gestação e o pós-parto são períodos únicos e especiais na vida da mulher, mas requerem cuidados com a saúde física e mental. Por isso, é tão importante a rede apoio para mães, tanto na rotina com o bebê, quanto para o seu bem-estar. Atividades como amamentação e alimentação devem envolver toda a família e sociedade como um todo.

Abaixo respondemos algumas dúvidas mais comuns das lactantes:

Qual a dieta mais recomendada durante a amamentação?

Não existe um cardápio pré-determinado. O ideal é que a mãe se alimente da maneira mais saudável possível, tendo em vista que uma boa fonte de nutrientes favorecerá a introdução alimentar no futuro.

Por quanto tempo devo amamentar a criança?

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva por seis meses. As mães que precisarem voltar ao trabalho antes desse tempo, podem ordenhar o leite para que seja ofertado em utensílio de desejo da família.

Por que sinto meu peito encher enquanto ele está mamando?

Isso acontece porque a maior parte do leite é produzido enquanto a criança está sugando no peito.

Meu leite é suficiente?

O leite materno se adapta e supre todas as necessidades da criança.

Quanto tempo dura cada mamada? Preciso trocar de mama?

O ideal é que a criança esvazie toda a mama para garantir que seja beneficiada de todas as qualidades desse leite e, após isso, seja ofertada a outra mama se for necessário.

Prótese de silicone nos seios atrapalha o aleitamento?

Em geral, as próteses não interferem nesse processo porque são colocadas abaixo da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral. Nessa posição, não influenciam a produção de leite.

Confira o que pode ser prejudicial à amamentação:

  • Complementação com fórmula sem indicação de um especialista.
  • Uso de bicos intermediários sem recomendação adequada.
  • Utilizar medicações por conta própria.
  • Ingerir bebidas alcoólicas.
  • Pega inadequada.

Fonte: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/