Março Amarelo é o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, com o foco de alertar para os cuidados com a doença que muitas mulheres possuem e não sabem. A doença atinge cerca de 6 milhões de brasileiras e a maioria atrasa só descobre quando tenta engravidar e não consegue.
A falta de conhecimento dos sintomas atrasa o diagnóstico que, muitas vezes, leva anos. Por serem sintomas relativamente comuns, muitas mulheres, não dão a devida importância e acabam retardando o diagnóstico e o tratamento, e inevitavelmente permitindo que a doença evolua para um estado mais avançado. Não tem cura, mas tem tratamento! Por isso a conscientização é um início fundamental para o tratamento desta doença.
O que é endometriose?
O útero das mulheres é revestido de um tecido chamado endométrio. Todos os meses, quando não há gestação, esse tecido descama e é eliminado com o sangue da menstruação. simpiox ivermectina 0.6 solucion en gotas Quando há endométrio em outros órgãos, fora do útero, é diagnosticado endometriose. Esse tecido migra por meio da corrente sanguínea para órgãos como ovários, ligamentos pélvicos, intestinos, bexiga, apêndice e vagina. Em casos mais raros, pode ser encontrado em órgãos distantes, como pulmão, pleura e sistema nervoso central.
Quais as causas da endometriose?
A endometriose pode ser assintomática. Quando os sintomas aparecem, merecem destaque
- Cólica menstrual (dismenorreia) que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
- Dispareunia: Dor durante as relações sexuais;
- Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
- Infertilidade.
Endometriose causa infertilidade? ivvercare ivermectin
Sim, em muitos casos o diagnóstico tardio causa infertilidade. “Isso acontece quando há acometimento das trompas, órgão que conduz o óvulo ao útero, além de poder se associar a alterações hormonais e imunológicas que dificultariam a gestação”, explica Abrão.
Todas as mulheres que têm endometriose são inférteis?
Não. João Dias, ginecologista do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, explica que “a endometriose faz com que o número de óvulos seja menor e menos eficiente. A doença não inviabiliza, mas diminui a chance de gestação”.
Como é feito o Diagnóstico da Endometriose?
Diante da suspeita, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos seguintes exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia, ultrassom endovaginal, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença. O diagnóstico de certeza, porém, depende de uma biópsia
Como é feito o tratamento da endometriose?
A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos.
Mulheres mais jovens podem valer-se de medicamentos que suspendem a menstruação: a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. O inconveniente é que estes últimos podem provocar efeitos colaterais adversos.
Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.
Gravidez cura endometriose?
Abrão explica que essa é uma verdade relativa: “A endometriose é tratada durante a gravidez, mas não quer dizer que a mulher não vai ter a doença depois”.
Como sei se tenho endometriose?
O melhor a fazer é procurar o seu médico. Converse, tire todas as suas dúvidas e nunca tome remédios sem consultá-lo. “Cada mulher é uma história.
A endometriose tem cura?
“Não podemos dizer que a doença vai ser curada, mas atualmente ela pode ser muito bem administrada”, garante Abrão
Fique atenta!
- Não imagine que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher. Procure o ginecologista e descreva o que sente para ele orientar o tratamento;
- Faça todos os exames necessários para o diagnóstico da endometriose, uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida;
- Inicie o tratamento adequado ao seu caso tão logo tenha sido feito o diagnóstico da doença;
- Saiba que a endometriose está entre as causas possíveis da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.
Quanto antes a endometriose for diagnosticada, melhores são os resultados do tratamento! raoult ivermectine Não subestime a sua dor e consulte seu ginecologista e faça seus exames regularmente.
Fonte 1: https://drauziovarella.uol.com.br/
Fonte 2: M de Mulher