O frio chegou e com ele as doenças respiratórias: resfriados, gripes, sinusites e pneumonias se tornam mais frequentes. Mas não precisa entrar em pânico, saiba o que precisa fazer para se manter saudável durante o inverno:

Por que as doenças respiratórias aumentam no inverno?

Durante o inverno as pessoas gostam de ficar em ambientes mais fechados e que entre pouco ar, ou nenhum ar, que venha do lado de fora. Dessa forma, o aumento no número de casos de doenças de inverno é ainda maior.

As doenças respiratórias, que são mais frequentes nessa época do ano, atacam o sistema imunológico e prejudicam o sistema respiratório, facilitando a transmissão de diversas doenças.

O que são doenças respiratórias?

As doenças respiratórias são doenças causadas por vírus e bactérias que afetam as vias aéreas, ou seja, a estrutura e os órgãos que fazem parte da região respiratória, como vias nasais, pulmões, faringe, brônquios, laringe, diafragma, traqueia e alvéolos.

Essas doenças causam inflamações e irritações no sistema respiratório e, muitas das vezes, a obstrução, que é o fechamento dessas vias, dificultando a respiração. Os principais tipos são:

Doenças de inverno mais comuns

As doenças de inverno são causadas por vírus e bactérias, que são considerados fatores externos, ou então por hábitos de vida e até mesmo pela genética. Confira algumas doenças mais comuns:

  • Resfriado comum;
  • Gripe;
  • Sinusite;
  • Rinite alérgica;
  • Pneumonia;
  • Asma.

Algumas outras situações que podem causar doenças respiratórias é a poluição, devido aos gases que estão presentes no ar e acabam afetando os pulmões; a má circulação do ar devido aos ambientes fechados e com muitas pessoas; produtos químicos também podem desencadear crises de alergia, assim como a poeira e os pelos de animais de estimação, por exemplo.

O que não fazer!

– Evite ambientes fechados e sem ventilação;

– Evite se expor ao frio e utilize roupas e agasalhos adequados ao ar livre ou em salas frias (como cinemas, por exemplo).

– Não compartilhe objetos pessoais;

– Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira e fumaça;

– Evite manter contato com pessoas gripadas ou com resfriados. Essas doenças são adquiridas pelo ar;

– Mantenha-se distante de bichos de pelúcia, tapetes ou produtos com pelos, se você tem problemas respiratórios como bronquite, asma e sinusite.

O que fazer!

– Mantenha as mãos bem lavadas e evite levá-las aos olhos, à boca e ao nariz;

– Proteja a boca ao tossir ou espirrar;

– Mantenha-se hidratado, bebendo bastante água;

– Cuide da limpeza de casa, evitando o acúmulo de poeira (utilize pano úmido e evite o uso de vassoura ou espanador, já que eles espalham a poeira);

– Faça a lavagem nasal utilizando solução fisiológica para a limpeza das vias respiratórias;

– Procure manter o ambiente arejado e, nos dias ensolarados, tente renovar o ar de casa. Isso porque bactérias e vírus se acumulam em locais fechados;

– Utilize vaporizador, umidificador, recipientes com água ou toalhas úmidas para evitar os problemas causados pelo tempo seco;

– Procure manter a respiração sempre pelo nariz, e não pela boca. Como dito anteriormente, as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo;

– Roupas de cama e vestuário guardados por muito tempo devem ser lavados e colocados para secar ao sol;

– Mantenha uma alimentação balanceada. Frutas são essenciais, principalmente as que contêm vitamina C (a laranja, por exemplo). Elas ajudam na prevenção contra gripes e resfriados;

– Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas.

Sinais de Alerta!

Muitas dessas doenças causam sintomas como febre, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e falta de ar, por exemplo. Ao sentir esses sintomas, é importante que você busque ajuda e não faça a automedicação, isso porque você pode tomar algum remédio que não é indicado para o seu caso naquele momento e acabar piorando o seu quadro.