background
PET/CT
TECNOLAB

PET-CT é um exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo

O PET-CT é um exame diagnóstico por imagem com uma tecnologia avançada que possibilita a aquisição de imagens híbridas funcionais e anatômicas, capaz de detectar tumores em todos os locais do corpo humano, imprescindíveis para o melhor atendimento de pessoas portadoras de câncer, além de outras doenças neurológicas, cardiovasculares e infecciosas.

Sua utilização melhora de forma significativa o diagnóstico, estadiamento, acompanhamento e avaliação da resposta terapêutica, tornando-se indispensável em uma série de patologias. Segue abaixo a lista de indicações com cobertura pelo ROL de procedimentos da ANS:

PET-SCAN ONCOLÓGICO

1. Cobertura obrigatória para pacientes portadores de câncer pulmonar de células não pequenas comprovado por biópsia, quando pelo menos um dos seguintes critérios for preenchido:
a. para caracterização das lesões;
b. no estadiamento do comprometimento mediastinal e à distância;
c. na detecção de recorrências.

2. Cobertura obrigatória para pacientes portadores de linfoma, quando pelo menos um dos seguintes critérios for preenchido:
a. no estadiamento primário;
b. na avaliação da resposta terapêutica;
c. no monitoramento da recidiva da doença nos linfomas Hodgkin e não-Hodgkin.

3. Cobertura obrigatória para pacientes portadores de câncer colo-retal, quando pelo menos um dos seguintes critérios for preenchido:
a. câncer recidivado potencialmente ressecável;
b. CEA elevado sem evidência de lesão por métodos de imagem convencional;
c. recidivas com achados radiológicos inconclusivos com ou sem CEA aumentado.

4. Cobertura obrigatória para avaliação de nódulo pulmonar solitário quando preenchido todos os seguintes critérios:
a. ressonância magnética ou tomografi¬a computadorizada inconclusivas;
b. nódulo maior que um centímetro;
c. não espiculados.

5. Cobertura obrigatória para o diagnóstico do câncer de mama metastático quando os exames de imagem convencionais apresentarem achados equívocos.

6. Cobertura obrigatória para pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço, quando pelo menos um dos critérios for preenchido:
a. presença de imagem pulmonar ou hepática ou em outro órgão que seja suspeita de metástase quando outros exames de imagem não forem suficientemente esclarecedores quanto à natureza da lesão;
b. quando a biópsia por agulha de uma lesão ou linfonodo cervical apresentar como resultado “carcinoma de células escamosas, adenocarcinoma ou carcinoma epitelial anaplásico” cujo tumor primário suficientemente esclarecedor.

7. Cobertura obrigatória para pacientes portadores de melanoma, quando pelo menos um dos seguintes critérios for preenchido:
a. no estadiamento do melanoma de alto risco (tumor ≥1,5 mm de espessura, ou com linfonodo sentinela positivo, ou com linfonodo clinicamente positivo) sem evidência de metástases e quando os exames convencionais não forem suficientemente esclarecedores;
b. para avaliação de recidiva detectada por outro método diagnóstico em pacientes candidatos a metastectomia (exceto para lesões de SNC ou lesões muito pequenas < 3 mm de espessura).

8. Cobertura obrigatória para pacientes portadores de câncer de esôfago “localmente avançado” para a detecção de metástase à distância, quando outros exames de imagem não foram suficientemente esclarecedores (TC de tórax e USG ou TC de abdome).

O centro de diagnóstico por imagem do Tecnolab possui esta especialidade desde 2012:

  • PET-CT ONCOLÓGICO
  • PET-CT GÁLIO 68
  • PET-CT CEREBRAL
  • PET-CT PSMA

Faça seu exame! Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura!

background
Agendamentos
Clique no botão abaixo para agendar seu exame